A grande obra de Humanidade tem sido pela experiência prática desvendar
os mistérios da vida, desde a pré-história até os dias hodiernos. As primeiras
explicações foram fenomênicas, religiosas e filosóficas e, para estas, bastavam
argumentações com palavras. Com o tempo se fez necessário o uso de números e,
assim, a Matemática se tornou a mãe de todas as ciências que vieram a
contribuir para o domínio humano sobre a natureza.
(Tribunal - Acre)
Curiosamente, no que alguns chamam de “Era do Conhecimento”, o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico-social do Brasil parece ser exatamente a transmissão sistemática dessas experiências, a Educação. Da esquerda à direita, de trabalhadores a empresários, aparentemente chegamos a um inédito consenso, tanto que há um movimento denominado “Todos Pela Educação”. Porém, uma música nos adverte harmoniosamente “as aparências enganam aos que amam e aos que odeiam”.
Dados do Ministério do Planejamento revelam que o MEC receberá, em 2011,
cerca de 60 bilhões de reais, enquanto o Ministério da Justiça e Ministério
Público da União receberão 30 bilhões. Óbvio que não seríamos tolos de querer
entrar em disputa com o Sistema Judiciário, nem questionar o contínuo aumento
dos “gastos” em Educação dos governos Lula/Dilma. Contudo, se por um lado nós não
incluímos valores gastos por estados e municípios na Educação, também não nos
utilizamos daqueles referentes à Justiça nas primeiras instâncias. O que
queremos chamar atenção é para a discrepância existente entre os “investimentos”
feitos para o trabalho de juízes e promotores e os “gastos” com Educação. É
infinitamente maior o número de professores do que juízes e promotores; mas, ainda
assim, a proporção orçamentária é, numa rápida passagem, de apenas de dois por um.
(Escola – PI)
(Escola – PI)
Desse modo, torna-se fácil entendermos porque uns vivem em mansões e outros pagam aluguel, uns têm carros importados e outros usam ônibus, uns trabalham em Palácios e outros em choupanas, uns usufruem das últimas produções cientificas produzidas pela humanidade, enquanto outros beiram o Paleolítico. Difícil, mesmo, é alguém provar numericamente que de fato estão todos pela educação!
Um comentário:
Um pensamento que eu costumo sempre falar: A educação é um meio de ascensão social e conhecimento. Se os ricos (leia-se politicos e seus "investidores") querem continuar enganando os outros e tirando proveito da ignorancia do povo, não é interessante para eles mudar esse quadro. O pensamento é maior, mas esse pedaço representa bem a ideia que estou tentando passar.
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